Como fazer um consórcio: aprenda no passo a passo

Para fazer um consórcio sem erros ou dores de cabeça, escolha uma administradora ou corretora autorizada pelo Banco Central a fazer operações desse tipo, defina exatamente o que você deseja comprar e se dedique à leitura atenta do contrato.

Além disso, cuidado para não cair em armadilhas do tipo “você pode ser contemplado(a) antes do restante do grupo!”, porque não existe outra forma de ganhar a carta de crédito na frente dos outros consorciados exceto através de lances.

Precisa de ajuda para ter a certeza de estar fazendo um bom negócio? Este artigo responde todas as suas principais dúvidas!

Com quantos anos posso fazer um consórcio?

Qualquer pessoa com 18 anos ou mais pode se tornar consorciado ou consorciada e alcançar seus objetivos através dessa modalidade. Vale mencionar também que, de acordo com o Código Civil Brasileiro, jovens com mais de 16 anos podem assinar contratos e fechar negócios desde que seja coletada, junto com a assinatura deles, a do(a) responsável.

É preciso ter o nome limpo para fazer consórcio?

A resposta para essa pergunta é não, mas a pessoa contemplada pode ter o impedimento da retirada ou do uso da carta de crédito dependendo do que for firmado no contrato feito entre ela e a administradora ou corretora do consórcio.

O consórcio não deixa de ser opção para quem está com o nome sujo só por causa disso, pelo contrário! De qualquer forma, se for o seu caso, lembre-se da orientação de avaliar muito bem as letras miúdas do documento que você vai assinar.

Por lá, também devem constar possíveis formas de agir para provar que você conseguirá honrar com seus compromissos, a exemplo de apresentar um(a) fiador(a) no ato da utilização do crédito.

E como faço para fazer um consórcio?

Não tem segredo para fazer um consórcio! É necessário verificar quanto você pode pagar por mês e escolher qual plano você vai aderir de acordo com a meta que deseja alcançar. E muita cautela na hora de definir com quem você vai contar: busque uma administradora ou corretora legalmente autorizada.

Leia as etapas abaixo com atenção, anote as observações que achar válidas e aproveite para ter uma indicação em primeira mão, vinda de quem entende do assunto!

Passo a passo para fazer um consórcio

Os passos a serem seguidos para fazer um consórcio são bem simples e envolvem uma boa escolha da administradora ou corretora, leitura atenta do contrato, pagamento assíduo e das parcelas e comparecimento às assembleias.

1. Escolha bem a sua administradora ou corretora

Nada de apostar numa empresa que ofereça as “melhores” taxas do mercado: acredite naquela que faça cobranças justas pelo seu trabalho e que, acima de tudo, esteja sempre disponível para lhe atender e esclarecer dúvidas.

Busque administradoras ou corretoras com experiência consolidada, capazes de informar exatamente como calculam o valor de sua mensalidade, quais os prazos para a sua contemplação e como são as regras e as condições da modalidade.

Em paralelo, verifique o histórico do estabelecimento para saber se ele é autorizado pelo Banco Central do Brasil e reconhecido pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC).

Aproveite e cheque relatos de outros consumidores na internet!

2. Leia o contrato com atenção

Esqueça aquela história de “passar o olho” no contrato antes de assinar e muito menos a de assinar sem ler! Verifique cada cláusula atentamente, certifique-se de entender todos os termos e condições e não tenha vergonha de tirar qualquer tipo de dúvida.

É seu direito entender o que você está assinando e quais são suas obrigações e seus deveres no processo.

3. Pague as parcelas em dia

Se você atrasar o pagamento de uma mensalidade, vai perder o direito de participar das assembléias e, portanto, de concorrer à contemplação e ao consequente recebimento da carta de crédito no mesmo mês da ausência do pagamento, o que foge completamente dos seus objetivos ao fazer um consórcio, certo?

Em caso de problemas financeiros inesperados, entre em contato com a administradora ou corretora com a qual você estiver contando e veja possibilidades de alterar algum valor ou remanejar alguma condição contratual.

Nunca pare de pagar, muito menos sem deixar a empresa ciente!

4. Compareça às assembleias

Tomando os cuidados para ficar em dia com o plano e seguindo todas as normas preestabelecidas em contrato, o último passo para fazer tudo direitinho vai ser acompanhar o andamento do processo e as notícias do grupo de consorciados ao qual você pertence.

E entrar em contato com o seu corretor para entender mais sobre as etapas, os sorteios, as vantagens da modalidade etc. e quem sabe até descobrir como ganhar dinheiro com o consórcio!

Uma vez tendo seguido essas etapas, basta que você fique de olho nos sorteios e avalie a possibilidade de dar lances se quiser tentar acelerar a sua contemplação.

Foi sorteado(a) antes do final do contrato? Continue pagando as parcelas que lhe cabem, porque elas vão impactar diretamente no sorteio das outras pessoas do seu grupo.

Tá querendo aquela indicação prometida anteriormente? Não precisa pedir duas vezes e, aliás, ela esteve aqui esse tempo todo! Planeja, invista e conquiste junto à DP Consórcios.